g2h

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Fração

O que é fração?

Fração é a representação matemática das partes de determinada quantidade que foi dividida em pedaços ou fragmentos iguais.


As frações são úteis em várias situações, principalmente para representar algo que não conseguimos apresentar através de números naturais.


Escrita de uma fração e significado de cada termo

Vamos utilizar como exemplo a seguinte situação:


Maria comprou uma pizza e dividiu em 4 fatias iguais. Como não estava com muita fome, ela comeu apenas uma fatia. Que fração da pizza Maria conheceu?


Vemos no texto acima que das 4 fatias de pizza que Maria tinha, ela comeu apenas uma, ou seja, 1 de 4. Isso pode ser escrito como uma fração:


tabela linha com célula com espaço 1 espaço em moldura inferior fecha moldura fim da célula seta para a esquerda numerador linha com 4 seta para a esquerda denominador linha com blank blank blank fim da tabela


Os termos de uma fração são:


Numerador: vem do latim numeratus e significa “contar”.


Denominador: sua origem é do latim denominatus e significa “dar nome”.


No nosso exemplo, o número 1 representa o numerador da fração e indica quantas partes foram tomadas. Já o número 4, representa o denominador da fração e indica em quantas partes o todo foi dividida.


Por ter dividido a pizza em 4 partes iguais, então uma pizza inteira corresponde à fração 4 sobre 4.


4 sobre 4 espaço igual a espaço 1, ou seja, um inteiro.


Regras para leitura das frações

O denominador de uma fração deve ser diferente de zero e é ele que dá nome a fração. Portanto, repetimos o numerador e mudamos a forma de pronunciar o denominador.


Quando o denominador está entre os números 2 e 9, lemos da seguinte forma: 2 (meio), 3 (terço), 4 (quarto), 5 (quinto), 6 (sexto), 7 (sétimo), 8 (oitavo) e 9 (nono).


Já as frações decimais, ou seja, com denominador 10, 100, 1000…, utilizamos a nomenclatura: 10 (décimos), 100 (centésimos), 1000 (milésimos), e assim por diante.


Para os demais números, ou seja, os que estão após o 9 e não são decimais, utilizamos a palavra avos após o denominador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares