g2h

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Mudanças de estados físicos

 No calor o suor escorre pelo corpo para manter a nossa temperatura; no frio nossos dedos das mãos e pés ficam esbranquiçados, gelados e às vezes meio endurecidos, também para manter nossa temperatura corporal.

Essas expressões também estão relacionadas com os três estados físicos da matéria – sólido, líquido e gasoso –, e com as mudanças provocadas por alterações de temperatura.


No estado sólido os átomos ou moléculas constituintes da matéria estão muito próximos uns aos outros, ligados entre si por uma força de coesão. Isso faz com que os sólidos tenham forma e volume próprios, independentemente do recipiente (um cubo de gelo mantém sua forma cúbica mesmo quando colocado em um prato).

Mas não pense que os átomos ou moléculas dos sólidos estão parados, cada um deles está em constante modo de vibração no local que ocupam.

No estado líquido os átomos ou moléculas da substância podem se movimentar dentro da substância, porque não estão presos por forças de coesão fortes como no sólido, apesar de ainda estarem ligadas umas às outras. Isso faz com que os líquidos não tenham uma forma definida, adotando a forma do recipiente que a contém.

Já no estado gasoso não há forças de coesão entre os átomos ou moléculas do gás; elas são independentes. Assim, os gases não possuem nem forma nem volume definidos.

Vamos ver agora as mudanças de estado.

Mudanças de estado

Você já deve ter percebido que o gelo derrete, que a água pode ser congelada ou pode ferver, e que o gás e o vapor condensam em superfícies geladas. Todas essas transformações ocorrem com a mudança de temperatura à qual a água está exposta; elas são denominadas mudanças de fase e possuem nomes específicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares