Os decompositores são os seres vivos responsáveis por realizar a reciclagem da matéria orgânica na cadeia alimentar.
Os decompositores são representados pelos fungos, bactérias e alguns protozoários.
A decomposição é o resultado da ação dos decompositores.
O processo de decomposição consiste na desintegração da matéria orgânica morta (corpos mortos, partes removidas do corpo e fezes), realizada por agentes físicos e biológicos. Durante a decomposição, as moléculas orgânicas complexas são degradadas e transformadas em dióxido de carbono, água e nutrientes inorgânicos.
Os decompositores na Cadeia Alimentar
Os decompositores atuam em todos os níveis tróficos da cadeia alimentar.
Os decompositores entram em ação após a morte dos produtores e dos diversos tipos de consumidores. A biomassa, fezes e excretas (matéria orgânica) desses seres servem de alimento aos fungos e bactérias, de onde eles obtêm nutrientes e energia.
Os seres decompositores e detritívoros alimentam-se da matéria orgânica.
Seres Decompositores x Seres Detritívoros
Muitas vezes os seres detritívoros são considerados decompositores porque também degradam a matéria orgânica.
Porém, os seres detritívoros são um tipo específico de consumidores, representados por minhocas, urubus e larvas de insetos, que transformam a complexa molécula orgânica em uma molécula orgânica mais simples. Eles facilitam a ação dos decompositores.
Assim, os decompositores ao realizar a decomposição promovem a total degradação da molécula orgânica, transformado-as em moléculas mais simples, em geral inorgânicas.
Para exemplificar, podemos usar o Ciclo do Carbono. O carbono da biomassa dos produtores pode ser reaproveitado de duas formas:
sofre a ação dos decompositores e é transformado em dióxido de carbono, sendo devolvido ao ambiente, onde posteriormente será absorvido pelos seres autótrofos;
é transferido aos herbívoros quando se alimentam dos produtores.
Dessa forma, vimos que os decompositores devolvem os nutrientes ao ambiente, em uma forma mais simples e que pode ser novamente aproveitada por outros organismos.