g2h

terça-feira, 29 de junho de 2021

Os decompositores

 Os decompositores são os seres vivos responsáveis por realizar a reciclagem da matéria orgânica na cadeia alimentar.


Os decompositores são representados pelos fungos, bactérias e alguns protozoários.


A decomposição é o resultado da ação dos decompositores.


O processo de decomposição consiste na desintegração da matéria orgânica morta (corpos mortos, partes removidas do corpo e fezes), realizada por agentes físicos e biológicos. Durante a decomposição, as moléculas orgânicas complexas são degradadas e transformadas em dióxido de carbono, água e nutrientes inorgânicos.


Os decompositores na Cadeia Alimentar

Os decompositores atuam em todos os níveis tróficos da cadeia alimentar.


Os decompositores entram em ação após a morte dos produtores e dos diversos tipos de consumidores. A biomassa, fezes e excretas (matéria orgânica) desses seres servem de alimento aos fungos e bactérias, de onde eles obtêm nutrientes e energia.


Os seres decompositores e detritívoros alimentam-se da matéria orgânica.


Seres Decompositores x Seres Detritívoros


Muitas vezes os seres detritívoros são considerados decompositores porque também degradam a matéria orgânica.


Porém, os seres detritívoros são um tipo específico de consumidores, representados por minhocas, urubus e larvas de insetos, que transformam a complexa molécula orgânica em uma molécula orgânica mais simples. Eles facilitam a ação dos decompositores.


Assim, os decompositores ao realizar a decomposição promovem a total degradação da molécula orgânica, transformado-as em moléculas mais simples, em geral inorgânicas.


Para exemplificar, podemos usar o Ciclo do Carbono. O carbono da biomassa dos produtores pode ser reaproveitado de duas formas:


sofre a ação dos decompositores e é transformado em dióxido de carbono, sendo devolvido ao ambiente, onde posteriormente será absorvido pelos seres autótrofos;


 é transferido aos herbívoros quando se alimentam dos produtores.


Dessa forma, vimos que os decompositores devolvem os nutrientes ao ambiente, em uma forma mais simples e que pode ser novamente aproveitada por outros organismos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares